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sexta-feira, 26 de março de 2010

Concentração

Ain… bem, o início da aula foi semelhante à aula anterior. Combinar de não falar, não se comunicar. Depois começamos a caminhar com determinação, foco na respiração, caminhar sobre a bandeija, olhar para o horizonte, mas prestando atenção em tudim tudim que acontece ao nosso redor, pois estar concentrado = estar atento, estar pronto para qualquer situação.

Depois de caminhar, sem mexer no cabelo, sem coçar, sem arrumar roupa, sem cobrir cofrinho, sem tirar cabelo do olho, sem qualquer movimento que não seja o do exercício, fomos para as posições de estátua: mesmo exercício da aula passada. Sempre lembrando de se equilibrar, respirar, manter a concentração, não rir, não se mexer, usar os planos alto, medio e baixo e articular bem a musculatura corporal, explorando movimentos/posições que o nosso corpo permite. Usar as articulações do corpo, lembrando que não existe somente braços e pernas. Fazer movimentos/estátuas/posições que lembrem um circulo, um quadrado, uma reta, etc etc etc. Explorar mesmo a capacidade de movimentação e expressão do corpo. Lembrar-se também de que a expressão facial faz parte das posições, logo não esquecer destas.

A cada ‘FOI’ do prof, nós mudávamos de posição. E assim foi durante um bom tempo. As vezes permanecíamos um bom tempo numa determinada posição; outras vezes eram 5 ‘foi’s seguidos, logo, 5 posições diferentes a cada sonoridade do ‘foi’ e assim por diante. Ah, lembrei! Se caso errar, se mexer, enfim, não demonstrar facialmente ou até corporalmente que houve uma falha. Pois se errar, e então SUBLINHAR o erro com qualquer detalhe, o público VÊ e PERCEBE!!! Então, fikdik =D

Depois voltamos caminhar, do mesmo estilo, mesmo vigor, mesma sutileza e focando sempre na respiração para relaxar e confortar. Até que então passamos aos jogos:

Divididos em grupos de no mín 4 pessoas, o jogo é o seguinte: O grupo deverá fazer uma cena que demonstre o ‘fechar de uma mala’. E cada membro do grupo, cada ator que entrar, deverá propor uma solução diferente para o ‘fechar da mala’. O final da cena pode vir a mala fechar ou não, fica a critério do grupo. Poderá ter barulho e som, contudo que não seja palavras, frases. Mas grunidos, gritos, onomatopédias são permitidos =D / Então assim o fizemos. Depois que todos os grupos se apresentaram, o prof deu o feedback (como dizem os administradores) [ou se quiser, deu as dicas]: importante, se ligar no peso e espaço que mala-imaginária ocupa; notar cada movimento e posição em cena, ou seja, mostre para o público o que você-ator está fazendo na cena; os sons não precisam ser grunidos, mas barulhos como um AHH, GRRR, e algum outro que se faz quando faz força; e outros mais que aos poucos o prof está passando.

O interessante foi que este exercício ele foi feito na primeira vez de improviso. Daí depois das dicas, os grupos foram convocados para repetir a cena do mesmo jeito, só que desta vez, mais concentrados e ligados, pois o prof congelaria a cena (stop’s) e então arrumaria a cena, dialogaria com os atores, e então descongelaria a cena para que continuasse o seu percurso (ou seja, cena dirigida! [ou assim acho, =P ])

No entanto, este ‘corrigida’ ficou para os próximos capítulos, digo, aulas. Então, até a próx!

Byeeee

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