Barra das Guias

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Consciencia Corporal e Exploração de Movimentos Corporais

Que titulão, né? Mas foi o que a ‘fessora’ explicou no fim da aula.

A aula começou, como sempre, com o alongamento báááásico que faz meus músculos gritar por oxigênio. Então, /dik , não parem de respirar enquanto alongam!!

Depois do #mardito alongamento, fomos nós, no caminhar preenchendo o espaço. Caminhando e percebendo o respirar, principalmente o caminhar. Então, foi-nos dito para caminhar com as pontas dos pés, com o calcanhar, com o lado externa, com o lado interno, e então, caminhar normalmente.

Agora, exploram um novo tipo de caminhar, usando soh os pés. E explorem novos limites, novos jeitos, e continuem caminhando, percebendo a criação do novo caminhar e então, depois de experimentar varios caminhares, escolham um e ficam nele. Sem andar devagar, no mesmo ritmo de caminhada que antes. E preenchendo o espaço. A cada palma, troca o caminhar por um outro diferente e permaneçam nele até a proxima palma. E PALMA. (pausa). PALMA. (pausa). PALMA.. continuem a caminhar. Agora na proxima palma, façam uma dupla e a dupla propõe um novo jeito de caminharem: PALMA. (pausa) PALMA: [só a troca de jeito de andar]. PALMA. Na proxima, troca-se os parceiros e o jeito de andar: PALMA. (pausa) PALMA (pausa) PALMA. Na próxima, troca-se de parceiro e o jeito de caminhar: PALMA. (pausa). PALMA. E agora podem andar novamente, normal, como antes. O andar preenchendo o espaço, respirando e todas as outras regrinhas de ouro.

Andem agora, mais rápido, mais rápido, mais, mais eee… STOP! Agora volta a caminhar como estavam: rapidamente. STOP de novo. Agora beeeeeemmmm devagar, voltem a caminhar, em camera lenta, mas com a mesma intensidade que estavam caminhando. Agora começem a correr, em camera lenta. Intensifiquem a corrida, mas cada vez mais devagar os movimentos. Beeeem devagar. Agora proponham novas formas de se correr, contudo, em camera lenta. O mais devagar possivel. Agora, interajam entre si de alguma forma, sempre em camera lenta. Agora, façam gestos exagerados, grandes, amplos. Em camera lenta. Beeeeem Lenta. E agora diminuam os gestos, façam bem pequeninhos, sem nenhuma amplitude, até o passo fica pequeno. Mas na mesma intensidade e msm camera lentérrima do exercício. Agora, vai diminuindo o movimentos, os passos, até que pára. Parou? Agora se ajeitem na posição-base-do-ator, inspirem levantando o braço, expirem soltando. E fim.

Quer dizer, fizemos uma rodinha e então foi aberta a seção comentários sobre os exercícios e sobre a aula. Comentou da força fisica necessária para manter a intensidade em camera lenta; comentaram do equilíbrio e concentração do exercício; comentaram sobre a exploração de novos jeitos do caminhar (e foi aqui que a informação que esta aula tb é um início da matéria de exploração de novos movimentos corporais para o ator).

E então, finalizou-se a aula.

Nenhum comentário: