Barra das Guias

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Expressão Corporal 2/2

Continuando os exercícios novos da aula da postagem anterior:

Este exercício é meio difícil de descrever, mas tentarei. É desenvolvido em duplas. Um membro da dupla será o modelador e o outro o objeto a ser modelado. Só que, ao toque do modelador, o modelo não apenas se moverá e parará, mas será um toque que levará à continuidade da ação.

Ex: Digamos, que o modelador empurre o ombro da pessoa objeto-modelo para trás, logo esta pessoa tocada moverá somente o ombro tocado para trás, digamos que foi o direito, então a pessoa moverá o ombro direito para trás, e o movimento se dará ao mesmo grau de intensidade do toque dado pelo modelador. Acontece que durante o movimento para trás do ombro direito a pessoa-modelador toque a nuca da pessoa-objeto, levando-a para frente – então enquanto o movimento do ombro para trás ocorre diminuindo o grau de intensidade até o parar, a cabeça da pessoa-objeto-modelo se movimentará para a frente (em consequência ao toque na nuca), também seguindo o grau de intensidade do toque do modelador. E assim por diante na criatividade do modelador da dupla. Ombros, cabeça, braços, tronco, quadril, pernas, etc. E depois de algum tempo, troca e o modelador vira objeto-modelo e vice-versa, para ambos da dupla poderem fazer o exercício.

Uma variação deste exercício (que pode ser feita seguidamente a este), será que o modelador ao tocar o objeto-modelo, este fará uma força contrária ao toque dado. Então, voltando ao nosso exemplo acima do ombro direito, a pessoa não se movimentaria para trás (conseqüência do toque), mas moverá o ombro direito para frente (em oposição ao toque) e quando então tocar a nuca, a cabeça não irá movimentar para a frente (conseqüência do toque) mas a pessoa-objeto fará um movimento contrário ao toque (em oposição) e a cabeça se moverá para trás, em direção ao toque! E mesma coisa, ambos os dois da dupla devem ser modeladores e objetos-modelo.

O próximo exercício que segue é em decorrência destes dois exercícios, porém individual. O aluno-ator trará à memória corporal a sensação dos toques ocorridos nos exercícios anteriores. E, em decorrência disto, ele executará os movimentos seguindo a memória corporal vivenciada. É parecido com o jogo das articulações que eu já fazia, porém com outro estímulo para execução.

Ao término deste exercício então faz-se um relaxamento, deitando-se no chão e respirando. E fim!!!

Até prox aula. Não sei quando.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Expressão Corporal da Facul - 1/2

Alô genteee... Ebaa, tive a primeira aula hoje de expressão corporal. Bem, dando os créditos ao autor das técnicas – chamado Klaus Vianna – as técnicas foram passadas para nós por alunos que o estudam com a professora (veteranos meus). [Maiores informações poderei passar ao decorrer do ano e dos estudos]. Repassarei a descrição destes exercícios hoje realizados:

Primeiramente fizemos um alongamento básico e simples, individualmente.

Depois, o primeiro exercício foi de atenção. Básico. Todos em um grande círculo: então uma pessoa sai de seu lugar no circulo, e focando PELO OLHAR à outra pessoa que está no circulo ainda, caminha diretamente à ela e diz seu nome (o seu próprio nome, não o da pessoa escolhida!) e então ocupa o lugar desta pessoa escolhida, enquanto esta outra sai de seu lugar (que estava em repouso) e se dirige à outra pessoa (focando PELO OLHAR), diz seu nome, e assim por diante. É mais ou menos a seqüência de “em repouso” e “recebendo uma ação”.

As variações desse exercício foram: 1) aumentando o grau do caminhar para o correr; 2) aumentar o numero de pessoas que sai do circulo e vai até outra pessoa (ou seja, ao invés de uma pessoa, umas 6 pessoas ao mesmo tempo); 3) as pessoas do circulo, ao invés de estarem paradas (e esperando alguém chegar até elas e elas então saírem para outro lugar) o circulo estaria em movimento, andando como festa junina (pra a direita... para a esquerda... correndo... etc...) até que fim. Próximo exercício!

O próximo exercício foi um caminhar pelo ambiente ao ritmo do batuque. Mas não só isso, a pessoa que conduz esse exercício vai fazer algumas paradas – STOP’s – no decorrer da caminhada. Nestas paradas, pede-se para observar o ambiente, onde o aluno-ator está parado, quem está próximo dele e quem está longe, se conscientizar!! Então continua o caminhar, seguindo o ritmo do batuque, até uma segunda parada – e a pessoa que conduz reobserva os mesmos pontos da parada anterior. E segue até fazer umas quatro paradas pelo ambiente. (o caminhar do começo pode vir a se tornar um correr) Depois disso, a idéia é recontinuar a caminhada-corrida, porém ao parar, a pessoa que conduz o exercício pede para que retorne ao mesmo lugar da primeira parada. E depois da segunda parada. E assim por diante. Talvez aleatoriamente a ordem das paradas. Pra desenvolver a memória espacial do aluno-ator. E a consciência espacial também.

Terminado o exercício, seguiu-se a outro exercício, o qual descreverei numa prox postagem ainda esta semana.

Até mais, abraços, merda!

=> Prox Post: 28-fev (Segunda) 8h

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Voltando de Férias

Oi gente feia. Ops, hihihi, brincadeirinha meus lindos! Venho neste post rapidinho comunicar meu retorno às atualizações deste blog teatral.

O ano passado foi fodástico e nem sei como consegui manter o blog no segundo semetre (quer dizer, deixei o blog meio abandonado). Mas não vamos chorar pelo leite derramado, nem por águas passadas. O futuro é mais interessante e este ano mais ainda!!!

A princípio o que posso dizer é que o blog sofrerá umas mudanças – tanto de layout e formatação (pra deixar mais bonito e funcional) e de conteúdo também (pq agora este humilde blogueiro entrou em uma faculdade de artes cênicas que iniciará suas aulas neste mês ainda, e ainda terminará o curso iniciado ano passado, agora no nível advanced-montagem).

Então posso sugerir que terá mais duas tags diferentes: FAC = Faculdade de Artes Cênicas e CA = Curso Advanced

E afora isto, creio que o conteúdo se manterá somente focado nas aulas práticas – as aulas téoricas, sorry leitores, mas não terei todo-o-tempo-do-mundo só para o blog. Tentarei escrever do mesmo jeito, bem facinho e bem simples, para que quem visite aqui consiga entender o conteúdo prático somente lendo.

E,por fim, deixo uma mensagem de motivação para vocês: continuem lutando, ensaiando, treinando, se formando, e corram atrás de seus sonhos! Não se abatam por qualquer coisa, nem por ninguém, pq somente você pode realizar o seu sonho e ninguém mais! Obstáculos existem, mas são superados. E saibam que, neste ano, quero perceber uma movimentação maior neste blog – com comentários e tudo o mais, ok? =D

Bjs, até mais!

Ass.: O Blogueiro!