Barra das Guias

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Video de Peças

Oláá galerinha... este é um post agendado que mencionei no último...

Aqui deixarei dois  videos de peças inteiras de um grupo de teatro que assisti em um festival internacional de teatro pela primeira vez.

Já disse que me apaixonei pela primeira vez que os vi? pois é... foi pelo jeito como eles fazem a peça, o jeito como é fisicalizado cada um dos personagens, como eles não precisam dos apetrechos/acessórios para transformar o palco em um palácio, uma sacada, ou até mesmo a criação do mundo....

O nome do grupo de teatro é Companhia do Chapitô ... eles são portugueses, o encenador (diretor) é inglês.

Qndo eu os vi, assisti à peça "A Tempestade" de William Shakespeare ... e pelo que lembro de cabeça, é uma tragicomédia e última peça que ele escreveu. Ou uma das últimas... enfim...

O legal, que me fez apaixonar, foi que eles eram apenas em 03 (três) atores, um pano preto e um livro em cena. Nada mais no palco. Apenas estes 5 elementos (mais jogo de luzes e sons) e eles encenaram a peça inteira, com seus tantos mil personagens, suas tantas mil localidades, etc.... Eles transformaram e encheram o palco apenas eles 3 e os 2 acessórios na peça inteira. Foi muito surreal e me impactou de tal maneira que mesmo hoje, 7 anos depois de ver essa peça, ainda lembro com carinho.

Existe um teaser dessa peça no VEVO na qual pode ver algumas cenas... postarei no final para quem tiver interesse.

Porém para vocês, leitores/estudantes/amigos, vou indicar essa outra peça da Companhia do Chapitô, chamada ROMEU E JULIETA ... que, convenhamos, ninguém conhece (hahahahah ... *ironia* )

São apenas 2 atores homens em cena fazendo toda a peça inteira. Vejam por vocês mesmos como um ator pode fazer mais de um personagem e que figurino, cenografia, sonoplastia, etc.... tudo pode ser posto em cheque e verificado se é estritamente necessário para a execução da peça. Se não é algo fútil apenas colocado como uma muleta para ficar mais espetaculosa... No teatro, a expressão "menos é mais" pode ser bem interessante de se seguir.

"Com esta recriação de Romeu e Julieta, a Companhia do Chapitô vem mostrar que nem o amor, nem a tragédia, nem o teatro são o que eram em 1595. O trágico pode ser cómico. O clássico pode ser contemporâneo. O texto pode ser gesto. O teatro pode ser uma festa." (Cia do Chapitô, Site)

Clique aqui para ver o video inteiro
Obs: assista em tela cheia
Duração da peça: aprox 1 hora

A outra peça em video deles é uma que conheci pela internet mesmo, do canal VEVO deles. É baseada em algumas histórias bíblicas trata-se de uma comédia visual que retrata um Deus humanizado e confrontado com os inúmeros problemas relativos à criação do mundo, do Homem e da sua evolução (Cia do Chapitô, Site).


Clique aqui para ver o video inteiro
Obs: assista em tela cheia
Duração da Peça: aprox 1 h 30 m


E aqui o terceiro video, aquele da peça que eu assiti. São 7 minutos de teaser da peça original... alguns trechos da encenação que eu vi pessoalmente. Para quem tiver sem tempo, este video é interessante para verificar o que eu falei anteriormente. 

Comédia baseada na peça mais visual de William Shakespeare.História de magia, monstros e espíritos numa ilha encantada num mar distante. Conta o que aconteceu nesse mundo de sonho, quando a inocência, o amor, o medo, a malvadez e a vingança entram em choque sob o poder de um grande mágico. (Cia do Chapitô, Site)

Clique aqui para ver o video
Veja em tela cheia
Duração do Video: aprox 7min




Espero que vocês gostem destes videos e os assistam... eles são incríveis e de uma magia teatral imensa. E claro, cheio de insights para que vocês, atores-diretores-amadores possam sonhar com um teatro menos cliquê e mais profissional..... (pq sonhar não faz mal) 

E futuramente, contarei uma história de um teatro que fiz quando participava da igreja... Uma história legal, de tempos atrás, quando eu ainda fazia teatro... Aguardem, que ainda escreverei sobre ela... 

Boa pipoca para vocês ;)


Um comentário:

Unknown disse...

muito massa seu blog... mas pelo jeito desencantou de alimenta-lo...
vim parar aqui pois sou prof. de teatro para crianças do fund. 1 e estou procurando ideias para atividades à distância por cota do corona virus... mas achei muita coisa interessante.
Parabéns!!!